Featured image of post O que é Design Instrucional

O que é Design Instrucional

Design Instrucional - ou Instructional Design - combina a arte de criar experiências de aprendizagem envolventes com a ciência de como o cérebro funciona.

Design Instrucional (Instructional Design) combina a arte de criar experiências de aprendizagem envolventes com a ciência de como o cérebro funciona. É a criação de experiências e materiais de aprendizagem para garantir de forma eficaz a aquisição e a aplicação de conhecimentos e habilidades. E não é uma novidade.

A prática formal do design instrucional surgiu da necessidade de treinar melhor os soldados após a Segunda Guerra Mundial: acharam melhor criar uma forma de aprendizagem para evitar que as pessoas explodissem os porta-aviões por “descuido”.

Nos anos seguintes à guerra, o psicólogo chamado Robert Gagné projetou e testou materiais instrucionais para treinar os pilotos e as equipes da Força Aérea dos Estados Unidos.

Sua abordagem sistemática para analisar as necessidades de aprendizagem, para formular estratégias de ensino e para produzir materiais didáticos especializados permitiu a publicação de um artigo no início da década de 1960. Este artigo apresentou os achados de sua pesquisa e formou a base de seu livro, “The Conditions of Learning”.

Desde então novos estudos na área de como a aprendizagem acontece e na forma como ela é implementada surgiram, criando um outro jeito de ensinar e aprender - mais eficaz e inteligente.

Como o Design Instrucional é diferente dos treinamentos

Criar experiências eficazes de aprendizagem é complicado. Existem muitas práticas de aprendizagem amplamente implementadas que mais parecem mitos ou crendices. Não surpreende que a maioria das experiências formais de aprendizagem sejam incrivelmente ineficientes.

Modelos de design instrucional fornecem estruturas para facilitar a obtenção de novos conhecimentos, habilidades ou atitudes. Designers instrucionais usam esses modelos para guiar a criação de atividades de aprendizagem não só envolventes, e sim baseadas na ciência de como as pessoas aprendem.

Por exemplo, uma diferença principal entre um treinamento e o design instrucional é que, neste, há a necessidade de avaliação formativa no ID – ou seja, testar materiais instrucionais com os alunos (e revisar de acordo com esses testes) antes de dizer que o material está pronto para a implementação. Ao contrário dos treinamentos normais que desenvolvem o material com especialistas e aplicam na equipe sem saber se o treinamento e o material são os melhores para atingir o resultado esperado.

Ou seja, em um treinamento normal você só descobre se deu certo ou não quando você não tem mais o que fazer: no final do processo.

O que faz um Designer Instrucional?

O processo de design instrucional consiste em determinar as necessidades dos participantes (alunos, empresa, ou seja, todos os stakeholders no processo), definir as metas finais e objetivos da instrução, projetar e planejar tarefas de avaliação e projetar atividades de ensino e aprendizagem para garantir a qualidade da instrução.

O designer instrucional sempre trabalha em equipe com ao menos um Especialista no Assunto (Subject Matter Experts).

Os Especialistas em Assuntos são especialistas que têm conhecimento de domínio, autoridade e credibilidade em uma especialidade ou área. Eles conhecem o trabalho por dentro e por fora. Geralmente possuem três atributos:

· Anos de experiência em um campo ou ocupação (a experiência de trabalho formal ou informal),

· Informação para compartilhar, que é comumente chamado de conteúdo (uma maneira de fazer coisas que poderiam realmente ajudar os outros),

· Liderança dentro de sua esfera de influência.

Embora alguns especialistas também sejam ótimos professores com um dom para educar, nem todos os especialistas sabem automaticamente a melhor maneira de transmitir sua expertise.

Eles sabem a melhor maneira de fazer o que fazem.

É aí que entra o designer instrucional. Ele trabalha com as SMEs para aprender o suficiente sobre o domínio e a expertise e criar um processo de aprendizagem eficaz, ajudando os especialistas a multiplicar sua influência.

Como trabalhar com um Designer Instrucional

O designer instrucional pode trabalhar de duas formas:

A primeira é o designer instrucional como fornecedor de serviços para o cliente. Este é um arranjo comum para designers freelances ou empresas de design instrucional: eles recebem um trabalho de um cliente - normalmente um especialista para desenvolver algo novo baseado em um conteúdo pré-existente.

Por exemplo, se um autor de livro de liderança entrou em contato para construir um curso online sobre o tema sobre o qual ele fala com frequência, o designer instrucional pesquisaria o conteúdo dele e forneceria um serviço de design instrucional para esse cliente, desde uma consultoria para o desenvolvimento do projeto e, em alguns casos, desenvolver o projeto ele mesmo para o cliente.

A segunda é o designer instrucional como gerente de projeto para o stakeholder de determinada área da empresa, o que é comum dentro de uma organização onde há um designer instrucional que trabalha com equipes internas e externas para criar treinamento para essa empresa.

Exemplo, um designer instrucional trabalhando dentro do departamento de RH e precisa montar treinamento de vendas para novos representantes. Ele não sabe tudo sobre vendas, é claro, mas ele trabalha para entrevistar e colaborar com gerentes de vendas e outros (os especialistas em assuntos) e construir uma ferramenta de treinamento que os ajude a receber os novos membros da equipe.

Como o aprendizado acontece em todos os lugares, não apenas em sala de aula, essas experiências podem assumir uma série de formas, desde treinamento convencional liderado por instrutores e manuais impressos, até módulos interativos de e-learning e videogames, ou simulações baseadas em cenários virtuais.

O design instrucional usa utiliza a visão sistêmica para desenvolver e implementar a melhor solução possível dentro de um orçamento para alcançar os resultados desejados pelo cliente.

O impacto do Design Instrucional

Desenvolvimento da equipe é essencial para a competividade de qualquer negócio. E quanto mais assertivo o processo de aprendizagem for, mais resultados a empresa terá em relação ao investimento.

Se você está interessado em implementar uma transformação em sua empresa, ou apenas resolver lacunas de desempenho dentro de um grupo-alvo, considere aproveitar seus colaboradores especialistas e utilizar o design instrucional nesse processo.

Todos os direitos reservados. © 2022
Criado com Hugo
Tema Stack desenvolvido por Jimmy